ART NOUVEAU DA TIFFANY


Outro dia comentei lá no Twitter (segue lá : @carolsfonseca) que havia feito um trabalho pra faculdade sobre Art Nouveau.
E ficou mais ou menos assim:
"(..)Com toda essa necessidade por uma nova arte deu-se a origem do Art Nouveau, atenuando as fronteiras entre belas-artes e artesanato pela valorização dos ofícios e trabalhos manuais, e pela recuperação do ideal de produção coletiva, segundo o modelo das guildas medievais. Os novos materiais do mundo moderno são amplamente utilizados (o ferro, o vidro e o cimento), assim como são valorizadas a lógica e a racionalidade das ciências e da engenharia. O Art Nouveau se insere na sociedade moderna reagindo ao historicismo da arte acadêmica do século XIX e ao sentimentalismo e expressões líricas dos românticos, e visa adaptar-se à vida cotidiana, às mudanças sociais e ao ritmo acelerado da vida moderna. Mas sua adesão à lógica industrial e à sociedade de massas se dá pela subversão de certos princípios básicos à produção em série, que tende aos materiais industrializáveis e ao acabamento menos sofisticado. A "arte nova" torna a valorizar a beleza, colocando-a ao alcance de todos, pela articulação estreita entre arte e indústria.
A primeira fonte de inspiração dos artistas é a natureza, as linhas sinuosas e assimétricas das flores e animais. O movimento da linha assume o primeiro plano dos trabalhos, ditando os contornos das formas e o sentido da construção. Os arabescos e as curvas, complementados pelos tons frios, invadem as ilustrações, o mundo da moda, as fachadas e os interiores."

E aí vi esse lustre da Tiffany lindo de morrer à venda aqui. Se ninguém me diz nada, juraria de pé junto que esse lustre foi feito há uns 100 anos atrás.

Um comentário:

  1. Oi Carol, eu vim dizer que o lustre é LINDO, LINDO. Nada entendo de art nouveau mas lendo o texto deu para compreender o que vc quis dizer, ao falar que esse Tiffany poderia ter 100 anos. Valeu a aula. Bjs

    ResponderExcluir

Comenta, vai!