PEQUENO MESMO!


 

Lembram desse vídeo? É de um apartamento aproximadamente 30m² em Hong Kong que tem e 24 cômodos. Na época em que vi achei bom, mas não fantástico como muitos diziam. E nem sabia explicar porque não achava tão incrível assim. Descobri.







Esse apartamento tem (prestem atenção) pouco mais de 16 m². A casa é de um engenheiro de interiores da Boeing, Steve Sauer e demorou sete anos para ficar pronta. Para ficar do jeito que ele queria Steve fez muita pesquisa pela internet, comprou ferragens alemã através do eBay e quando não conseguiu encontrar o que procurava optou por projetar. Explicando um empenho tão grande para um apartamento proporcionalmente pequeno, Steve detesta desperdício de espaço: "Essa foi uma das razões filosóficas. Eu quero ser capaz de fazer compras diárias, e não armazenar muito e comer muito bem".


 Em Hong Kong o m² é caríssimo e entre outras razões, é isso que faz as pessoas viverem em espaços tão pequenos. Não faz sentido gastar tanto num projeto high tech, faz? E também detestaria viver movendo paredes.
Já o projeto do Steve, pensa em poupar recurso e viver com o básico. E pode ser um pouco utópico pensar assim numa sociedade onde o pilar é o consumo, mas é um começo.



Fotos: The Seattle Times

6 comentários:

  1. Não me vejo morando num espaço tão pequeno, apesar de ser apaixonada por casas menores.
    Seguindo, seguindo naum suma heim se naum entro em crise de abstinencia.
    Bj's boa semaninha

    ResponderExcluir
  2. Achei bem interessante, mas esse tipo de projeto não funcionaria no Brasil em cidades como o Rio, por exemplo. A não ser que ele fizesse também um sistema de refrigeração central. Imagina viver num cubículo fazendo 40º!!
    Beijim.
    §;o)

    ResponderExcluir
  3. Nooossa super pititico!!
    Mas tudo é questão de adaptação!

    Legal o post!


    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Achei interessante e muito bem planejado, mas eu que sou claustrofóbica ía ter um treco se tivesse que viver em algo menor que meu 'apertamentinho'!!!
    Beijins e Feliz 2011!!!

    ResponderExcluir
  5. Nooossa super pititico!!
    Mas tudo é questão de adaptação!

    Legal o post!


    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Não me vejo morando num espaço tão pequeno, apesar de ser apaixonada por casas menores.
    Seguindo, seguindo naum suma heim se naum entro em crise de abstinencia.
    Bj's boa semaninha

    ResponderExcluir

Comenta, vai!