O SOFÁ

Pode parecer estranho, mas eu passei um ano e meio sem sofá. E vai parecer ainda mais estranho se eu te disser que nem senti falta?
Mas agora que temos uma sala, este móvel se tornou indispensável. A tarefa podia ter sido mais difícil se eu não soubesse o que eu queria, mas já tinha vaga idéia. Queria um sofá cama, para os pernoites dos amigos, queria um cor neutra e fechada para quebrar um pouco do colorido da sala e que não custasse os olhos.

Procura daqui, busca dali, e achei esse que atendia da melhor maneira possível os meus quesitos. Eu adoraria que tivesse um sofá estilo anos 50 com direito a pé palito que fosse um sofá cama. Mas não tem.
A cor preta caiu como um luva, ficou perfeito.Eu não resisti, e acabei colocando uma corzinha...


Daí lembrei da avó que só conheço de histórias contadas. E que fez há uns 20 anos atrás uma colcha de crochê azul claro mais linda de todas. Rapidinho pedi pra família desenterrar a colcha do fundo do armário e me emprestar por uns tempos.
Mas só duas almofadas não dá né? Assim o cinema caseiro fica desconfortável...


Ah...agora sim. Sofá mais alegrinho, aconhegante e de quebra com a lembrança da vó.
E sofá é aquela coisa, aquele drama depois da compra. Uns ficam com trambolhos na sala, outros se arrependem da cor (lembrei da Mari e seu sofá vermelho)...Até agora eu tô bem satifeita com o meu, mas reuni umas dicas para ajudar na hora da compra.

Design e tamanho: peloamordedeus fuja, correndo, dos conjuntos de 2 e 3 lugares. 90% dos apartamentos não cabem confortavelmente dois sofás. Escolha um, com tamanho proporcional a sala. Depois você complementa com cadeira, pufe ou poltrona. Atenção também se o estilo do sofá orna com o restante da sala. Não é só porque em toda novela das 8 tem aquele sofá modular com chaise que você tem que ter um. Combina com você? Combina com sua sala?

Forro e conforto: Eu me aventurei e muito ao comprar um sofá pela internet. Só comprei mesmo porque a loja é de confiança, sei que dificilmente seria desconfortável. Mas faça o que eu digo não faça o que eu fiz e sente no sofá antes de comprá-lo. Sem vergonha. E cheque também se o tecido usado como forração é adequado a sua vida e ao clima da cidade. 
Por exemplo, o meu é sarja. Apesar de ser preto e não sujar tanto, gruda pelo pra caramba! Sorte que não tenho pets.

Cor: É mais fácil trocar a cor das almofadas que comprar um sofá novo, não é verdade? Então, compre uma cor fácil de combinar e vá trocando as almofadas de acordo com o gosto da freguesa. 
Quando fui comprar, procurei muito um cinza claro (parecido com esse que saiu na Real living), mas só achei com dois ou três lugares, nenhum sofá-cama. Eu acho a cor ideal, combina com monte de cor, não suja a toa e não tem restrições igual o preto.

Preço e durabilidade: Sofás estão caros! Mas eu sempre prefiro comprar uma coisa mais cara e durável do que uma coisa barata e descartável. Mas é de cada um. Se você quer trocar de sofá daqui há uns 2 ou três anos, pode optar um com preço mais em conta. Caso contrário, guarde uns dinheirinhos e faça um bom investimento.
Para saber a durabilidade de um sofá, verifique de que material é feito a estrutura (mdf, compensado...), a densidade da espuma e a qualidade do tecido de forração.


13 comentários:

  1. Também estou em busca do sofá ideal pra minha casa. Eita tarefa difícil!
    Beijos e ótima semana,
    Lets

    ResponderExcluir
  2. Carol, sei bem o que é ficar sem sofá! Deve ter quase dois anos que joguei o meu fora, tinha sido comido por cupins. E não sinto a mínima falta!
    Aliás, já tomei a decisão que enquanto morar nessa casa não compro um, a sala fica vazia.
    Nada melhor que fazer como você fez, procurar com calma, exatamente o que se quer. O resultado ficou ótimo! E a colcha da sua avó com certeza vai trazer muito aconchego.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Carol!
    Adorei seu sofá!!
    Esse final de semana fomos ao Etna e achamos, nosso sofá lá... lindo, sofá cama e nem tão caro quantos pensávamos!
    Espero que até nós conseguirmos dindin ele fique a nossa espera....

    bjooo
    Fer

    ResponderExcluir
  4. Oi carol eu tb passei por está experiência a pouquíssimo tempo(1semana),eu tb precisa de um sofa cama!pois aqui a casa é pequena,de um quarto!e a visita precisava dormi bem,então bati muito perna até acha o sofá idéal(bonito e com um preço ótimo),pois quando se trata de sofa cama,ou ele é um "trabolhão" ou algo feio,mas pecisti bastante e finalmente achei o meu!e ameiiii,depois vou fazer uma post com ele tb...bjssss

    ResponderExcluir
  5. oi carol
    adorei seu sofá,
    eu pensava que fosse maron.. pela foto.
    um sofá está ma minha lista dos desejos ao 73 lugar....
    porque antes tem um monte de coisas....
    é da tanto que sigo teu blog mas é a primeira vez que comento.
    de uma olhadinha no meu blog,
    e me diga o que você acha.

    bacione

    ResponderExcluir
  6. Oi!!
    Adorei o post!
    Antes nós tinhamos um sofá tão duro que nem uma visita conseguia ficar sentado nele...
    Agora, nós compramos um sofá muito confortável, mas não é cama...
    Depois pretendo comprar um sofá cama pro escritório e esse seu sofá ficou maravilhoso (já pensei ele no meu escritório, rs)
    Xero!

    ResponderExcluir
  7. olá carol sou nova por aqui, te achei fuxicando por ai, rs..
    Adorei as suas dicas para comprar um sofá, aqui na cidade maravilhosa, é muito quente, então sofá de couro nem pensar ne???
    já estou te seguindo.. beijosss
    Dps vá conhecer o meu futuro apê!!

    ResponderExcluir
  8. Essa colchinha de tricô é lindinha, né?

    ResponderExcluir
  9. Tem uma poeira no meio do sofá. Deve ser do seu pé. bj

    ResponderExcluir
  10. Tem uma poeira no meio do sofá. Deve ser do seu pé. bj

    ResponderExcluir
  11. Oi!!
    Adorei o post!
    Antes nós tinhamos um sofá tão duro que nem uma visita conseguia ficar sentado nele...
    Agora, nós compramos um sofá muito confortável, mas não é cama...
    Depois pretendo comprar um sofá cama pro escritório e esse seu sofá ficou maravilhoso (já pensei ele no meu escritório, rs)
    Xero!

    ResponderExcluir
  12. Oi carol eu tb passei por está experiência a pouquíssimo tempo(1semana),eu tb precisa de um sofa cama!pois aqui a casa é pequena,de um quarto!e a visita precisava dormi bem,então bati muito perna até acha o sofá idéal(bonito e com um preço ótimo),pois quando se trata de sofa cama,ou ele é um "trabolhão" ou algo feio,mas pecisti bastante e finalmente achei o meu!e ameiiii,depois vou fazer uma post com ele tb...bjssss

    ResponderExcluir
  13. Também estou em busca do sofá ideal pra minha casa. Eita tarefa difícil!
    Beijos e ótima semana,
    Lets

    ResponderExcluir

Comenta, vai!