OPERAÇÃO CORTINA


Você deve colocar na conta que eu estou falando desse projeto da cortina  tem por baixo uns 3 meses.
Eu decidi que ia fazer minhas próprias cortinas depois que fiz um comparativo básico entre uma cortina e o preço que eu ia gastar com tecido. E eu já tenho máquina de costura né? Então tinha que colocar a bicha pra trabalhar.
O desafio é grande... eu sei. Ainda mais se eu te contar que não tenho larga experiência em costura com muitos metros de tecido. E também, o mais importante, aqui pra casa havia de ser uma CORTINA DE TRILHO.
Xô explicar...
Quando alugamos, o trilho já estava ali, e as paredes pintadas com o amarelo que me fez apaixonar, mas que eu ainda não sei o nome da tinta. Então, se eu tivesse que tirar o trilho ia ficar um buraco branco na parede, o que me fez desistir rapidamente da idéia e abraçar a causa da cortina de trilho.
Cortina de trilho não é tão simples quanto uma cortina de varal - que só precisa de bainha e argolas. Tem uma série de senões e na internet não achei nenhuma dica, nenhum DIY, nada! Então, aqui vai meu muito obrigada a mãe querida que me deu todas as dicas e me ajudou em toda a operação!Valeu mãe! :)


E já que não há nenhum 'faça você mesmo - cortina de trilho' nessa internet, aqui vai o meu, cheio de dicas e causos. Pega papel, caneta e me acompanha!





O primeiro passo é decidir que tipo de tecido você vai querer, porque cada tecido tem suas características. Por exemplo, se você quer uma de voile, tem que ter em mente que ela deixa o ambiente mais feminino e que não veda nada a claridade. Eu fui de básico: algodão branco.
Na hora de medir o tecido, você não pode contar com a metragem certa da sua parede. A minha tem 2,70 x 2,80 e fiz uma cortina de 4,00 de largura. Cortina tem que ter caimento, não pode ser certinha!
No final das contas eu comprei 14 metros de tecido, sobrou uns 2m aqui em casa, mas pensei " melhor sobrar que faltar". Não esqueça que o tecido tem 1,40 de largura na hora de fazer as contas e conte com o acabamento.

Cortina de trilho tem que ter uma coisa chamada entretela, que é um plasticozinho que faz aquela pala no topo para que a o trilho não apareça. Toda a loja de costura e tecido costuma ter e custa cerca de R$ 0,90 o metro. NÃO FAÇA A CORTINA SEM A ENTRETELA, eu tentei fazer e ficou bosta.
Não esqueça dos rodízios, eu comprei um pacote com 50 e usei todos.






Depois de comprar tudo, vamos cortar o tecido. Como o meu é algodão eu fui pela própria trama do tecido. Dava um pique com  a tesoura e rasgava o resto, então não tive problema de tecido torto. Não aconselho a comprar tecido que não possa ser cortado dessa forma se você não tem muita experiência. Como são muitos metros de tecido, a chance de cagada é grande.

No caso da minha cortina eu fiz duas abas e cada aba tinha 1 tecido e meio (ou seja, 1,40 de largura + emenda com outro pedaço de 0,70 - olha lá em cima o projeto). Comece juntando essas partes.

Depois faça as bainhas laterais, não muito grossas, uns 2 cm. Tudo marcadinho que é pra não ter erro.

Terminou as bainhas laterais, vá para a parte superior, fazendo a bainha (de 10-12 cm já com a entretela). Depois prenda os rodízios para a cortina. Essa parte , amiga, tem que ser à mão. Põe um filminho bacana e vambora!

Pronto, agora sua cortina tá quaaase pronta. Depois de todo esse processo, pendure a cortina e veja se está precisando de alguns ajustes. Se não, marque a altura da bainha - atenção para medida para não ficar uma mais comprida que a outra.

E agora sim, taa daa!!, sua cortina tá pronta.
Eu não vou enganar e dizer que é molezinha porque não é, dá uma trabalheira danada. Eu demorei em todo o processo cerca de 10 horas fazendo, então isso não é trabalho para um dia só.
E compensa? Eu acho que compensa sim. Fiz a cortina do meu jeito, ganhei muitos skills em costura e de quebra fico boba quando penso que fui eu (e minha mãe) quem fez. É o máximo! :)

Aah, e como ficou? Espia só.


10 comentários:

  1. A cortina ficou linda Carol...PARABÉNS!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol, fiz a minha cortina tbm, foi a primeira vez e gostei do resultado. Usei voil, nao tapa a claridade, tenho intenção de colocar uma persiana por baixo. Não usei entretela, e usei uma fita que ja vem com os rodizios grudados é so costurar a fita no tecido, bem mais facil...

    bjs, Jaque

    ResponderExcluir
  3. Gostei de suas dicas, estou na mesma situação! a sua ficou jóia só que ainda vou lançar umas pregas, tomara que de certo! o bagulho é doido! Márcia, do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  4. Jaque,

    Não sabia dessa tal fita... Aonde você comprou?

    ResponderExcluir
  5. Boa sorte, Márcia!! :-)

    ResponderExcluir
  6. Menina adorei tua descrição do passo a passo... tô pensando seriamente em fazer minhas próprias cortinas!!!! Valeu pela ajuda e parabéns!!!

    Um abraço,

    Patrícia

    ResponderExcluir
  7. Qual a distancia adequada entre os rodizios?

    ResponderExcluir
  8. Nem queria... Vou fazer lá pra casa :)

    ResponderExcluir
  9. Adorei as dicas!! Obrigada!

    ResponderExcluir

Comenta, vai!