DICAS DE JARDINAGEM

Já que a primavera está aí, chegando suavemente, que tal dar uma revitalizada no seu jardim? Falando por onde eu moro, o momento é propício pois ainda não está calor. Se aonde você mora o sol já arde como fogo, aguarde um pouco e só mexa nas suas plantinhas quando a temperatura amena chegar. Essa é a primeira dica: NÃO MEXA NAS SUAS PLANTAS NO CALOR. Elas não conseguem ter energia para suportar as mudanças.

Mandamentos para um jardim bonito e saudável

Procure não comprar plantas em supermercados e quiosques.
Geralmente essas plantas receberam muito hormônio para se desenvolverem rápido e por isso não costumam sobreviver por muito tempo.
Não fazer drenagem.
O excesso de água da rega precisa ser naturalmente escoado. Certifique-se que seu vaso/jardineira possui aquele furinho no fundo.
Escolha do tamanho da planta.
Antes de comprar é preciso pesquisar até quanto a planta chega a medir de altura e se o espaço que você disponibilizou para o jardim há espaço para ela após o crecimento. Uma dica que é muito usada por paisagistas é atrofiar uma planta. Você pode comprar uma palmeira x para colocar na sua sala e usar um vaso relativamente pequeno que vai fazer com que as raízes não tenham pra onde ir. Ela acaba ficando daquele tamanho que você comprou. Mas atenção, essa matemática toda de planta x vaso =  tamanho ideal é um pouco complicada e o ideal é ter uma consultoria.
Não preparar a terra.
Ao transplantar a planta é preciso prepara o solo que vai recebê-la. Terra adequada e adubo são indispensáveis. E não esqueça da rega ao final do transplante.
Quantidade de luz e água.
Essa é uma questão essencial que deve ser vista antes de você comprar as plantinhas. Avalie a sua varanda ou o seu quintal e veja se é sol da tarde ou da manhã, se bate pouco ou muito sol e o clima médio da sua cidade. Depois veja o quanto você pode desponibilizar de tempo para cuidar do seu jardim. Se sua vida anda muito corrida ou se você não tem muita paciência, é melhor escolher plantas que dão menos trabalho.
Mistura de espécies com necessidades diferentes.
Se você mistura cacto com samambaia, não vai dar certo. Uma molha pouco e outra molha com frequência...uma das duas espécies vai acabar morrendo.
Uso excessivo de adubo.
Eu sei que às vezes a ansiedade fala mais alto e você quer ver logo as flores alegrando seu jardim. Mas adubo em excesso mata! Para utilizá-lo espere um dia bem chuvoso. No geral, o ideal é uma colherzinha de café bem ditribuída no vaso, mas isso depende muito do tamanho do vaso ou do jardim e do tipo de adubo. A frequência da adubagem também depende, por isso, pesquise bem antes. E depois do adubo, regue abundantemente.
Amparar quando necessário / Utilizar estacas.
Há plantas que se você não colocar uma estaca, elas não sabe pra onde crescer ( muito comum em plantas trepadeiras) e acabam indo para qualquer lugar.
Podas incorretas.
Uma poda muito bem feita só com jardineiro mesmo, mas as principais dicas são:  pode nas estações mais amenas e tire só os galinhos mortos. A poda é importante pois evita que a planta desperdice energia tentanto levar nutrientes até os galhos mortos.
Excesso de informações.
Use o bom senso e crie certa harmonia entre as plantas. Diversifique as tonalidades de verde e se você vai ter um jardim pequeno, nada de muitas espécies.

Agora capriche e vá cuidar do seu jardim. É terapeutico. Depois é só curtir...

Um comentário:

Comenta, vai!