SOBRE COMPRAR NA INTERNET


Comprar pela internet vira cada dia mais um hábito da gente, né? Minha mais nova aquisição foi esse organizador pra dar um jeito nas porcarias que carregamos pra cima e pra baixo nas nossas bolsas. Uma graça.
Mas comprar na internet tem seus prós e contras, na verdade como em qualquer outro tipo de compra. Fiquei pensando nos dois lados da moeda pra gente pensar junto.
É bom porque:
# Sempre há mais opções. Se você for comprar em loja gringa por exemplo, consegue comprar coisas que não tem por aqui.
# Você sabe da opinião de outros compradores sobre o produto. Muitos sites possuem essa política de reservar um espaço para os comentários de quem já comprou e testou, é ótimo isso e não temos essa "opinião toda" quando vamos numa loja física, só o papo do vendedor.
# Às vezes sai mais barato e a troca tem prazo maior.
# Dá pra pesquisar o melhor preço com poucos cliques
# Praticidade! Em poucos minutos você comprou sem pegar fila, loja cheia etc, etc...

Mas nem tudo é belezinha...
# Há o risco do negócio. Você compra e a loja não entrega (viu essa?) e não precisa ser uma loja que você nunca comprou. Xô te contar um história curtinha: sempre comprei TUDO na americanas.com, de enfeites de Natal a computador e notebook. Sempre perfeitos, até que um dia - quando furei minha geladeira- comprei uma novinha à vista e.......até agora nada. Tô esperando mais de ano. Você processa e tals, mas sabe como é né? Eu não comprei nem um alfinete mais lá ou nas lojas do grupo da B2W, mas pode acontecer em outra loja, de novo.
#A entrega às vezes é uma caixinha de surpresa, o que nem sempre é ruim. É bom chegar em casa e ter aquele efeito "presente surpresa!". Mas se você quer algo com urgência, isso pode atrapalhar. Mas ó, isso acontece em loja gringa que você paga o frete mais baratinho.
# Comprar sem mexer. Foto é uma coisa, quando você vai ver é outra - e nem sempre a loja é tão eficiente na troca do produto.
# Taxas de entrega se são muito caras, eleva o preço do produto a ponto de fazer a gente pensar duas vezes na hora de finalizar compra.

Eu continuo comprando, mesmo com minha experiência traumática com a geladeira porque eu acho que algumas vezes realmente vale a pena. Mas é bom tomar certos cuidados como pesquisar pela internet a loja se for a primeira vez que for comprar nela, perguntar pros amigos que costumam comprar pela internet, certificar que a loja é segura e seus dados serão preservados e etc.
Na Casa & Jardim desse mês tem uma matéria cheia de dica de loja bacana e confiável por aí na opinião de gente que vive comprando pela internet, inclusive a Lucila do Casa de Valentina.


Mas e você, já comprou? Foi bom ou ruim? Tem alguma loja pra indicar ou meter o pau?hehe

3 comentários:

  1. Eu só compro coisinhas pequenas que custam no mááximo R$ 200,00. Mais do que isso eu não tenho muita coragem! Mas é bom saber que tem gente que comprou e que deu tudo certo! Ajuda a ter coragem rs.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Já tive muitas experiências, até hoje não tive problemas. Devido ao meu horário de trabalho, acabo tendo que fazer quase tudo pela internet, inclusive compras. Já comprei desde coisas bobinhas, até sapatos, bolsas e móveis. Meio doidinha né?! Por sorte, tudo deu certo, mas isso pq compro sempre em sites confiáveis.
    Beeeijo

    ResponderExcluir
  3. Eu compro muito através da internet, de coisas simples até móveis e notebooks já comprei. É preciso ter cuidado sim.
    O que notei é que sempre é melhor comprar em lojas grandes com nomes conhecidos,apesar de não serem perfeitas é mais fácil ser acionada se houver problemas.
    Outra coisa é não pagar com depósito em conta, faço isso somente quando conheço o vendedor. Sempre dê preferência a pagar com boleto ou cartão de crédito. Aliás cartão de crédito sempre que possivel, porque no caso de não receber o produto, ou se for muito diferente do que anunciado, em contato com a operadora de cartão é possivel (e é simples isso viu gente) cancelar a compra, a operadora não cobra do seu cartão e não paga a loja. Isso se chama chargeback.
    Quando compro em lojas menos conhecidas sempre consulto antes no site Reclame Aqui como andam as reclamações quanto a empresa. Isso também ajuda muito a gente escapar de entrar numa fria.

    ResponderExcluir

Comenta, vai!