10 RAZÕES PARA TER UMA MÁQUINA DE COSTURA

foto: weheartit

Toda vez que eu posto aqui algum projeto de costura, tem sempre uns comentários do tipo "Ah..queria tanto ter uma máquina de costura.." ou "Se eu soubesse costurar...".
A verdade é que quando ganhei a minha do Papai Noel eu mal sabia ligar a máquina. Foi um dia inteiro só pra aprender a colocar a linha. Mas hoje, alguns meses depois, já tive algum progresso e tenho que dizer que foi umas das melhores aquisições feitas nos últimos tempos. Então, pra você que tá querendo, pensando em comprar uma máquina, aqui vão 10 razões para você colocar esse projeto em prática!

O investimento: Se você quer uma máquina de costura para projetos básicos de costura, uma máquina custa  entre R$ 500 e R$ 1.000. Basicamente o preço de um celular.
Todos os reparos pra sempre: Daí se você achou o investimento muito, pensa que você não vai gastar seu dinheirinho com bainha de calça, aperto na saia, reforma no vestido...
Novo hobbie nos dias chuvosos: Eu sei que dia frio e chuvoso é uma beleza pra ficar debaixo do edredon vendo filme até não aguentar mais. Mas esse programa pode ser intercalado com projetos de costura e terminar seu dia com alguma coisa nova! Ah, o programa de costura também é perfeito pro fim de domingo.
"Eu que fiz": essa será sua frase constante, ou seja, muito orgulho de si mesma. Auto estima lá no teto.
Decoração nova quando quiser: Toda a vez que você quiser dar um tapa na decoração da casa, basta comprar tecidos bacanas e você poderá ter novas cortinas, almofadas, capas, toalhas de mesa e etc.
Roupas novas: Depois que você souber o básico de costura, pode ir começando a fazer suas próprias roupas. Ou seja, no seu estilo, nas estampas que você escolheu, feita na sua medida. Não é ótimo? Essa saia foi meu último projeto, peguei um modelo que já tinha e fui fazendo igual.
Roupas antigas: Suas roupas também podem ser constantemente recicladas. Tudo vira tudo: uma camiseta vira almofada, calça vira bermuda, um vestido vira saia e assim você terá guarda roupa renovado pra sempre.
Presentes mais bacanas: Não que eu queira lembrar, mas o Natal daqui a pouco tá aí. E ao invés de encarar a insana corrida para os presentes, você pode fazê-los. Há um mundo de possibilidades e não há nada mais carinhoso.
O problema de espaço: Dizer quase não tem espaço é tão desculpa quanto dizer que não tem tempo. Porque a gente sempre arranja tempo pra fazer aquilo que gosta, assim como sempre arranjamos espaço em casa para aquela cadeira bacanérrima encontrada por um precinho camarada. No assunto máquina, você não precisa ter um atelier, ou um quarto craft ou nada parecido (mas sim, seria maravilhoso). A minha máquina fica num pequeno armário e meu atelier é a mesa de jantar. Simples assim.
É vanguardista: Máquina de costura é sim super vanguardista. Hoje em dia tudo é muito industrializado e fazer algo de um jeito mais artesanal é quase uma revolução!rs

E quem tiver dúvidas de que máquina comprar e etc, no superziper tem um post com muitas dicas sobre o assunto que vão ajudar. E claro, vamos continuar nosso papo nos comentários!

*****
Peguei esse feriadão e fiz uma faxina nesse blog. A mudança foi nas páginas: a página "Para os novos leitores" tem os melhores posts de decoração e afins pra ajudar quem é novo por aqui.
A página "Links" tem sites e blogs de decoração, design, costura e crafts. Tem também um tico de blogs de comida, ilustração, moda e casamento.
Se você quiser seu blog nas indicações, me manda um e-mail! Se estiver dentro do perfil do blog, será um prazer colocá-lo aqui! :)


22 comentários:

  1. Injeção de ânimo você me deu, hein menina!!!
    Já estou tirando a minha do ármario e pondo na mesa de jantar...
    Sou sua fã, amo seu bloguito!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. OLá querida Bom dia!! Amei o seu post, falou tudo!!!!!Eu finalizei a compra da minha máquina ontem, e agora estou ansiosa pra que ela chegue logo!!Vou colcoar o seu limk lá no meu blog, beijinhos e obrigada pelas dicas!!!

    ResponderExcluir
  3. Acho costura o máximo, mas minha habilidade nesta área é zero. Coloquei um botão na calça de marido que ficou torto, repuxado e fora do lugar, então ele já me demitiu deste cargo!

    ResponderExcluir
  4. Com certeza foi a melhor aquisição dos últimos tempos!!! Ano passado 2011 tinha o projeto "fazer um curso de Corte&Costura" e, sim, saiu da mente! A-M-A-N-D-O! Tudo de bom fazer suas peças, presentes p/ os amigos no estilo handmade, incrível!
    Com isso, nasceu o Blog Comadre - co-madre.blogspot.com/
    E, bora costurar!
    Beijos!
    Adoro o blog!!!

    ResponderExcluir
  5. Oiee!
    Amo seu blog! leio praticamente tdos os dias!!
    ganhei minha máquina de costura ontem, mas ainda não chegou... eu como vc mesma disse, tbm não sei nda de costura e acho que vou sofrer um bocado, rsrsrsrs. A minha máquina é a singer fashion, vc sabe me dizer se é fácil de mecher, etc? bjosss

    ResponderExcluir
  6. Adorei seu blog e rodas suas dicas, semana passada passei pra uma amiga o post das cortinas no quarto para substituir o guarda roupa!! Ela adorou!! Beijo
    Evelin

    ResponderExcluir
  7. Oi Simone!
    Obrigada pelo carinho!
    Sua máquina é a mesma que a minha. No youtube da Singer tem vários vídeos explicando como mexer nessa máquina: http://www.youtube.com/user/SingerdoBrasil#p/c/DA7AB24759E2F5F1/0/hzAxw2jrFs4
    Mas ó, não é muito difícil não...1 mês e você pegou quase tudo!
    Depois me contas dos projetos de costura! Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Oba! Adoro ajudar casinhas a ficarem mais belas! ;)

    ResponderExcluir
  9. Maysas,

    Agora é para colocar em prática!! Vamos dominar o mundo das costuras! hahaha
    beijão!

    ResponderExcluir
  10. Cirdele,
    Acredite, eu era igual (ou ainda sou, porque pregar botão não é a minha praia).
    Mas tem máquinas que é mole de mexer. Se eu consegui você também vai!
    beijo,

    ResponderExcluir
  11. Ebaa!!
    Parabéns Adriana! Depois me conta dos primeiros projetos. E grita se precisar de ajuda.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  12. Marta, essa foi a intenção!! :)

    Obrigada pelo carinho, grande beijo!

    ResponderExcluir
  13. Adorei! vou até dar esta dica no meu blog tb!

    ResponderExcluir
  14. Oi Carol, vc me convenceu, comprei uma máquina e já fiz meu primeiro projetinho..hihi Dá uma olhadinha...

    ResponderExcluir
  15. oi Carol, me convenceu...comprei uma máquina e já fiz meu primeiro projetinho..hihi Dá uma olhadinha no meu blog! Obrigada pelas dicas, grande beijo

    http://floreandoartes.blogspot.com/2011/09/primavera-chegou_27.html

    ResponderExcluir
  16. Oi Carol, vc me convenceu... comprei uma máquina e já fiz meu primeiro projetinho..hihi Dá uma olhadinha no meu blog! Obrigada pelas dicas, grande beijo...

    http://floreandoartes.blogspot.com/2011/09/primavera-chegou_27.html

    ResponderExcluir
  17. Vivian,

    Manda o link! :)

    ResponderExcluir
  18. Achei sensacional o aspecto apontado por você sobre a necessidade de abandonar o industrialismo e produzir aquilo que é bom e belo feito por nós mesmos (as). Parabéns pelo blog, é uma verdadeira terapia para a casa.

    ResponderExcluir
  19. Eu comecei com uma Janominha, bem básica, só pra aprender. Depois decidi comprar uma Singer tradition, maravilhosa... super-fácil de mexer, e dela está saindo o enxoval da minha filhota, que deve nascer nos próximos meses, imaginem a economia!!!!!

    ResponderExcluir
  20. AMO esse blog e estou sempre de olho...

    ResponderExcluir
  21. Josiane R S Vianna Vianna7 de agosto de 2012 às 08:40

    É isso mesmo, sempre quis ter uma máquina, até que meu maridão me presenteou com uma.
    Fiquei maravilhada com o presente. Entrei em um curso básico de corte e costura e já faço algumas coisinhas.
    É muito gratificante mesmo dizer EU QUE FIZ!

    ResponderExcluir
  22. Josiane R S Vianna Vianna7 de agosto de 2012 às 08:41

    É isso mesmo, sempre quis ter uma máquina, até que meu maridão me presenteou com uma.
    Fiquei maravilhada com o presente. Entrei em um curso básico de corte e costura e já faço algumas coisinhas.
    É muito gratificante mesmo dizer EU QUE FIZ!

    ResponderExcluir

Comenta, vai!