GAETANO PESCE

"Entro numa sala cheia e o burburinho corre solto. Encontro um lugar pra ficar, ainda que em pé, perto da janela. Que sorte.
Descubro que não há rádios tradutores para todos. Não entendo patavina de italiano (infelizmente porque sou tarada por essa língua) e penso que talvez seja uma oportunidade perdida. Mas resolvo esperar. Quando Gaetano Pesce entra e um clima de animação toma conta da pequena sala lotada de jovens estudantes, como eu.
Me surpreendo quando na maior simpatia ele pergunta " What laguage do you prefer....english?" Valeu anjo da guarda!"



Gaetano Pesce nasceu na Itália em 1939. Se formou em arquitetura e desenho industrial. Fez parte do grupo N, que foi um grupo de artistas envolvidos na arte emergente do movimento Bauhaus.
Na sua visão, o design contemporâneo carrega mais do que beleza. É conceito, é arte. Você pode passar uma mensagem através de uma cadeira, por exemplo.



Esta é a cadeira da série Up . Inspirada nas curvas da mulher, a bola em anexo que serve de apoio para os pés conceitua a falta de liberdade das mulheres que carregam preconceitos até os dias de hoje.















Vaso Amazônia. Gaetano quis traduzir todas as cores vistas em sua primeira visita a região.Devido ao processo de produção, um vaso nunca sair igual a outro. Ao invés do vidro, foi usado resina na fabricação. "Quase indestrutível..." disse ele.









Essa fachada eu fiquei encantada muito antes de saber que foi projetada por ele. O prédio fica em Osaka e sua maior preocupação foi trazer um pouco de verde para aquela cidade: " Vocês possuem verde pela cidade, mas há algumas que simplesmente não tem...". De acordo com o próprio Gaetano, hoje em dia as plantas já tomaram conta de quase toda a fachada.


E agora, com a mente livre que possui, Gaetano Pesce desenvolveu o novo modelo da Melissa. Não tinha gostado até ver o efeito pós customização (no melhor estilo faça você mesma!) mostrado na palestra. Incrível. E para explicar não só o projeto da nova Melissa, mas de sua visão do design atual, Pesce disse que o tempo todo as pessoas buscam exclusividade porque gostam de se sentir especiais e é isso que esta Melissa traz e é esse o futuro do design.

Para fechar com chave de ouro, uma das últimas perguntas que foi feita ao Pesce foi porque seus projetos eram tão modernos e ele se apresentava (vestia) de forma tão tradicional e comum.
Pesce respondeu que na visão dele a criatividade serve para ser colocada em coisas. E o modo como ele se vestia era o modo como ele gostava de estar. Igual as outras pessoas. Mas que isso era só a visão dele, pode não funcionar pra você.


"And let´s take some fresh air..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta, vai!